Neide Aparecida Frigério
Cada escola tem a sua história, suas preocupações que a faz diferente uma das outras. A
comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes,
seus rituais e suas crenças. O objetivo foi observar como a escola tem aceitado o desafio de trabalhar
a diversidade cultural. O trabalho diversificado envolve atividades realizadas em grupos ou individualmente, previamente planejadas ou de livre escolha por aluno e/ou professor.
Diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiência e o crescimento de cada um. As crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro. Para compreender seu desenvolvimento é preciso
considerar o espaço em que elas vivem, a maneira que constroem significados. Enfrentar o desafio
de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula para a mobilização das potencialidades não é
tarefa fácil. Há alguns desafios que favorecem o trabalho diversificado: primeiro, o currículo, a
interdisciplinaridade. Segundo a mobilização das potencialidades. Terceiro aspectos detectados na
pesquisa. O método empírico de observação sistematizado empregado ajudou a perceber que escola
terá que estar disposta a romper com o sistema convencional de ensino, para produzir saberes em
diferentes níveis de aprendizagens.
Para Ler na íntegra acesse : : http://www.univen.edu.br/revista/n005/O%20DESAFIO%20DE%20TRABALHAR%20A%20DIVERSIDADE%20CULTURAL%20NA%20ESCOLA.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário