domingo, 23 de outubro de 2011

A CdTE - Coordenação de Tecnologia Educacional







   A Coordenação de Tecnologia Educacional - CdTE é vinculada à Diretoria de Formação da Superintendência de Formação e Articulação, órgão ligado à Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino - SUGEM, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.


Área de Atuação


Todos os recursos de Tecnologia Educacional relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, principalmente no que se refere ao uso do computador e da Internet na Educação, são objeto de trabalho da CdTE. Na medida em que os Governos Federal e do Estado do Rio de Janeiro investem na implantação de novos recursos tecnológicos, cabe à CdTE a coordenação e o gerenciamento destes recursos. Assim, Programas Governamentais como o Programa Estadual de Informática Aplicada à Educação - InfoEduc-RJ, Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, TV Escola, Governo Eletrônico: Serviço de Atendimento ao Cidadão - GESAC, Rede Escola e todos os demais relacionados ao uso das TICs na Educação, são coordenados pela CdTE.


Distritos de Tecnologia Educacional - DTE


Para atender ás 1828 escolas públicas participantes dos programas governamentais e portanto incluídas em sua área de abrangência, a CdTE coordena 18(dezoito) Distritos de Tecnologia Educacional - DTE. Cada Distrito tem um Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, que funciona como sede do DTE para orientar as políticas públicas de responsabilidade da CdTE. Vinculados aos NTE existem os Pólos de Tecnologia Educacional - PTE e vários Laboratórios de Informática Educativa - LTE distribuídos pelas escolas públicas de sua área de abrangência. Os NTE também coordenam vários Pontos de Presença GESAC, distribuídos estrategicamente por escolas, ONGs ou outros Pontos de Operação em todo o Estado. Os NTE e seus PTE oferecem assistência técnica e pedagógica às escolas que recebem recursos de Programas Governamentais, além de cursos de capacitação para o pessoal da rede pública.


Sistema de Administração e Publicação de Informações - SAPI


A infra-estrutura já instalada no estado envolve centenas de escolas, milhares de pessoas e uma quantidade incalculável de equipamentos, dados e informações. A partir do ano de 2005, a CdTE passou a dispor de um sistema de processamento de informações com Base de Dados centralizada, hospedada no PRODERJ e com interface de acesso por Web Aplicação. Desta forma as equipes de trabalho dos Distritos, espalhados por todo o estado, podem incluir informações e/ou consultar esta Base de Dados pela Internet com agilidade e precisão. O SAPI foi projetado e é desenvolvido por técnicos dos NTE e dá suporte também a esta página da CdTE.


MIRANTE: Ambiente de Cursos


O MIRANTE é um subsistema do SAPI, projetado e desenvolvido por Técnicos e Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE de nosso Estado. Num trabalho de cooperação que envolve centenas de especialistas em Informática Educativa atuando nas DTE e professores da Rede Pública matriculados em nossos cursos, os projetistas do MIRANTE procuram implementar uma Plataforma de Gerência de Cursos, com objetivo de implantar ferramentas adequadas ao Ensino a Distância orientado pela Internet. Assim, este produto ainda encontra-se em fase de implementação e testes e após totalmente implantado será resultado da contribuição de todos os participantes deste projeto.


SAPI - Sistema de Administração e Publicação de Informações


O SAPI é um sistema a serviço da Coordenação de Tecnologia Educacional – CdTE, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ, projetado em junho de 2005 e desde então desenvolvido para funcionar como Software de Gestão da CdTE. A CdTE é o órgão gestor da utilização de Tecnologia Educacional nas ações pedagógicas da Rede Estadual de Ensino, respondendo também pela formação continuada do pessoal para este fim. Com características de um Software de Gestão Empresarial (ERP – Enterprise Resources Planning), o SAPI integra todas as funções da CdTE, com a finalidade de melhorar a qualidade, produtividade e efetividade dos serviços públicos prestados.


Os desenvolvedores do SAPI são Técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE, conhecedores da necessidade de um Sistema de Informações que concentre em uma única Base de Dados todo o volume de informações gerado nos 18 Distritos de Tecnologia Educacional que assitem a 1763 escolas públicas participantes dos Programas Governamentais coordenados pela CdTE, de um total de 4682 escolas públicas cadastradas até o momento.


Mais detalhes sobre o Projeto e Metodologia de Desenvolvimento do SAPI podem ser encontrados nos Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2006, promovido pela Sociadade Brasileira de Computação - SBC, em Brasília, quando apresentamos o Artigo 22951: "Sistema de Administração e Publicação de Informações - SAPI: Tecnologia Educacional e Formação Continuada". Na oportunidade também apresentamos o MIRANTE na Mostra de Software 10.


Usuários e Serviços do SAPI


O SAPI é um Sistema de Gestão Corporativa do setor público com Base de Dados centralizada e acesso via Internet por intermédio de Web Aplicação. Com navegação orientada por dados em função do perfil de cada usuário o SAPI tem área de trabalho gerada via Navegador de Internet. Os usuários do SAPI são professores, funcionários, alunos da rede pública de ensino, bem como pessoas da comunidade ligados a alguma escola pública. A Base de Dados e a Web Aplicação são hospedados em servidores governamentais do PRODERJ e os usuários acessam as interfaces de trabalho através de microcomputadores instalados nas escolas, sob a coordenação da CdTE, ou de qualquer outro terminal de acesso conectado à Internet.




Acesse: http://www.cted.educacao.rj.gov.br/publico/oqe_cted.asp

Um comentário:

  1. Gostei do que vi, mas infelizmente, não estou conseguindo me tornar seguidora.

    ResponderExcluir