domingo, 30 de outubro de 2011

Novas tecnologias - O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente


Vani Moreira Kenski



Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo


Trabalho apresentado na XX Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1997.
 
 
Este artigo originou-se da minha participação em Sessão Especial na XX Reunião Anual da ANPEd. O tema sugerido para a apresentação — novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente — foi extremamente provocativo, desafiador. Sua amplitude possibilitou a realização de inúmeras reflexões e encaminhamentos, a partir das idéias de vários autores que escrevem sobre a sociedade contemporânea e os impactos e transformações nela ocorridos com a proliferação das novas tecnologias eletrônicas de comunicação e de informação. A segunda parte da proposta, no entanto, colocou-me na relação espaço-temporal da temática: a prática docente. Deveria circunscrever minha reflexão aos limites espaciais e temporais em que ocorre a prática docente na atualidade. Onde? Quando?
Como? Com quem?... perguntas tradicionais, que informam sobre o processo comunicativo e que, neste momento, tornam-se difíceis de serem respondidas ao se considerarem as diversas possibilidades educativas que foram estabelecidas na nova sociedade digital. Na impossibilidade de abordar todas as questões decorrentes dessas múltiplas interrogações, restrinjo-me àquelas que considero prioritárias em termos de análise. Começo, assim, minha reflexão pelo professor e suas inter-relações com o início do tema: novas tecnologias. A primeira sensação que essa relação me provoca é a de desencontro. Para uma grande parte dos professores o termo “novas tecnologias” está associado ao uso da televisão e do computador em sala de aula e, principalmente este último (pelo desconhecimento da lógica de seu funcionamento), assusta. Sinto então a necessidade de reorientar minhas reflexões para realizar, inicialmente, uma tentativa de esclarecer o sentido do termo tecnologias, novas ou velhas. Posteriormente, então, procurarei refletir sobre o (re)dimensionamento do espaço e do tempo e as suas implicações na prática docente na atualidade.

Gostou do tema clique no link e acesse o artigo na intrega, disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a06.pdf 


Nenhum comentário:

Postar um comentário